Certificados de Proficiência em Espanhol

Para estudar na maioria das universidades públicas argentinas, é necessário apresentar uma certificação de nível intermediário ou superior que comprova a sua aptidão em espanhol. A maioria das universidades possuem algum tipo de curso de espanhol, porém para que o assessorado não tenha a possibilidade de perder a inscrição por não obter esse certificado, recomendamos que o consiga no Brasil ou venha antes para Argentina para aprender o idioma e obter o certificado antes do prazo de cada universidade para apresentação do mesmo.

CELU: A Argentina conta com uma certificação de espanhol de validez internacional: o CELU, Certificado de Español: Lengua y Uso. É um certificado de domínio do espanhol como língua estrangeira que pode obter todos os estrangeiros cujo a primeira língua não seja o espanhol e que queira validar sua capacidade de usar esse idioma como segunda língua para trabalho e estudo. O CELU é o único exame reconhecido oficialmente pelo Ministério de Educação e o Ministério de Relações Exteriores e Culto da República Argentina.

Como é o exame?

O exame CELU consistem em uma prova em que o estudante lê e escreve textos de distintos gêneros, escuta uma gravação da rádio e tem uma entrevista de 15 minutos com dois professores que avaliarão seu desempenho oral em espanhol. Todo o exame acontece em um único dia. Qualquer variedade dialética do espanhol que utilize o aluno permitirá compreender todas as consignas, como os textos apresentados no exame. Ou seja, não importa de qual país o aluno aprendeu o espanhol (Espanha, Argentina, Colômbia, etc…) isso não interferirá na realização do exame.

O exame apresenta um conjunto de atividades orais e escritas. As primeiras comprovam a adequação contextual e interativa, fluidez, pronunciação e entonação, gramática, léxico; As segundas valoram a adequação discursiva, gramatical e léxica do conteúdo. Se avaliará o domínio da língua em seu uso acadêmico, trabalhista e informativo. As faculdades geralmente exigem B2 ou superior.

Sessão Habilidades Tempo Atividade
Oral ler – escutar – falar 15 a 20 minutos Ler textos breves, e conversar sobre eles
Escrita ler – escutar – escrever 3 horas Escutar textos orais, ler e produzir textos escritos, com uma finalidade determinada e para interlocutores específicos

PREÇO:
100 doláres

Como funciona o exame e exemplo das atividades


SIELE: SIELE é o Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española que certifica o grau de domínio de español através de meios eletrônicos dirigidos a estudantes e profissionais dos cinco continentes. As faculdades exigem nível intermediário – B1 ou B2 (depende da faculdade).

SIELE certifica o grau de competência na língua espanhola através de quatro provas: Comprensión de lectura, Comprensión auditiva, Expresión e interacción escritas y Expresión e interacción orales; e toma como referência os níveis do Marco Común Europeo de Referencia para as Lenguas (MCER) do Conselho da Europa. A pontuação global de 0 a 1000, que é o resultado da soma da pontuação de cada uma das quatro provas.

 

PREÇO: 160 DÓLARES
GUIA DO EXAME SIELE


Os certificados CEB (Certificado de Español Básico), CEI (Certificado de Español Intermedio – B2) e CEA (Certificado de Español Avanzado – C1 e C2) são provas destinadas a estrangeiros que necessitam de uma certificação de domínio do espanhol para incluir no currículo profissional ou acadêmico.

COMO SÃO OS EXAMES PARA OBTER O CEA.

Seção Escrita

Duração: 2 horas e meia.

Habilidades avaliadas: Compreensão auditiva e leitora

Produção escrita

Tarefas: Ler dois textos e ouvir um áudio.
Escrever dois textos extensos (mínimo de 25 linhas) conforme instruções associadas ao uso da língua em situações acadêmicas ou laborais.

Modo de avaliação: A compreensão será avaliada por meio de atividades de seleção múltipla, Verdadeiro/Falso, perguntas de resposta breve, e também itens de reformulação da informação, definição de léxico, identificação e reelaboração de metáforas, etc.

Para a compreensão de leitura, são utilizados textos ensaísticos, narrativas, textos ficcionais e instrutivos, com expressões idiomáticas ou metafóricas próprias do nível.

Para a compreensão auditiva, são apresentados textos autênticos extraídos de entrevistas, conferências ou apresentações de programas de rádio e outras situações autênticas.

A produção escrita será avaliada mediante critérios e descritores de desempenho.

Para a produção escrita, solicitam-se textos instrutivos, relatórios, artigos de opinião, resumos, ensaios breves, entre outros.

Seção Oral

Duração: 15 minutos

Habilidades avaliadas: Produção e interação oral

Tarefas: Conversar com o examinador e fazer um comentário a partir de imagens, instruções e textos autênticos breves (publicidade, gráficos, notícias, etc.).

Modo de avaliação: A produção oral será avaliada mediante critérios e descritores de desempenho.

PREÇO: 100 DÓLARES

Sede do exame escrito

Puan 480, Ciudad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras

Sede do exame oral

25 de Mayo 221, Ciudad de Buenos Aires

Como é o exame?

Mais informações:


DELE: Os diplomas de espanhol DELE são títulos oficiais que credita o grau de competência e domínio do idioma espanhol, que outorga o Instituto Cervantes em nome do Ministerio de Educación y Formación Profesional de España.

Os exames DELE estão desenhados seguindo as diretrizes do Marco común europeo de referencia (MCER) e o Manual para relacionar exámenes al MCER, ambas obras do Conselho de Europa.

A estrutura geral dos exames DELE A1 – B2 é a seguinte:

Provas de exame DELE A1-B2 Pontuação máxima do exame sobre os 100 pontos do exame DELE Pontuação mínima para aprovar
Comprensión de lectura 25 PONTOS 30 PONTOS
Expresión e interacción escritas 25 PONTOS 30 PONTOS
Comprensión auditiva 25 PONTOS 30 PONTOS
Expresión e interacción orales 25 PONTOS 30 PONTOS

Especificações do exame – DELE B1
Guia de exame – DELE B1
Modelo do exame – DELE B1

Open chat
1
Olá futuro cliente, tudo bem? Aperte o botão enviar > e converse diretamente conosco!